13 outubro, 2013

Descomplica #01

 Hoje dá-se início a nossa Série Descomplica, nela será respondida perguntas que você e os nossos internautas tem dúvidas.

Bom nosso internauta Ramon Felix comentou no Facebook uma dúvida sua.

Pergunta 1: O nosso estômago é um órgão que está em contato com uma secreção muito ácida, suco gástrico. Quando uma pessoa se alimenta mal outem algum problema emocional, a produção de suco gástrico pode aumentar causando o que se conhece como azia. Para aliviar esse sintoma, as pessoas costumam consumir os chamados "antiácidos". O que ele faz no Organismo Humano?

Resposta: Os antiácidos são medicamentos que aumentam o pH gástrico, neutralizando o ácido clorídrico  (HCl) liberado pelas células gástricas. São amplamente consumidos. O mesmo  pode ser dividido em dois grupos: sistêmicos e não sistêmicos. Os primeiros podem ser absorvidos no trato digestivo e exercer este efeito no organismo do indivíduo. Dentre os antiácidos não-sistêmicos, os mais utilizados são os sais de magnésio, cálcio e alumínio;
  • Magnésio e Alumínio: os antiácidos compostos por sais de alumínio e de magnésio em associação podem parecer ideais, pois um componente completa o outro. O hidróxido de alumínio dissolve-se vagarosamente no estômago e desempenha seu papel, gradativamente, causando um alívio prolongado. Já os sais de magnésio agem rapidamente, neutralizando os ácidos com eficácia. As substancias que contêm ambos os componentes causam alívio rápido e prolongado.
  • Carbonato de cálcio: este foi o principal antiácido por muito tempo. Atua rapidamente, neutralizando os ácidos por um tempo significativo.

  • Bicarbonato de sódio: este foi utilizado durante décadas como neutralizante da acidez. Este é uma ótima solução, a curto prazo, para a má digestão.

Pergunta 2: Xampu neutro, ácido e alcalino, o que significa?
Resposta: Um fio de cabelo contém moléculas que se ligam de maneiras diferentes, a estrutura do cabelo muda conforme a ligação. Você já observou que os cabelos molhados tendem a permanecer sem volume? Quando secos, os cabelos voltam à posição inicial. A explicação científica para este fato é que quando os fios de cabelo são molhados as ligações de hidrogênio presentes se quebram, mas ao secarem estas ligações são novamente formadas.

Quando o cabelo é lavado com xampu ácido (pH ≈ 1,5), além das ligações de hidrogênio, são quebradas também as pontes salinas, o resultado é o cabelo rebelde e seco. E não adianta procurar um xampu com pH elevado (pH ≥ 8), estes são os piores, pois são responsáveis pelo aparecimento das famosas pontas duplas, em razão das quebras das pontes de dissulfeto presentes nas extremidades dos cabelos.
A função básica de um xampu é remover a sujeira da haste do cabelo e do couro cabeludo. O PH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6
Então, qual é o xampu ideal para manter os cabelos fortes e saudáveis? O recomendável é usar xampus com pH entre 4,0 e 5,0 (pH moderado).
Se o PH for maior que 7, as cutículas se abrirão mais. É o caso dos xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar.
No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o PH do xampu deverá ser ácido.


Você tem dúvidas que não sai da cabeça? Descubra agora mesmo!

Com o Descomplica iremos buscar a resposta com a maior precisão possível.

Portanto se quiser fazer a Pergunta é só deixar nos comentários da Postagem ou no nosso Grupo no Facebook Cuidado! As Aparências Enganam.


Fontes:
Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária – Helenice de Souza Spinosa, Silvana Lima Górniak e Maria Martha Bernardi; 4° edição. Editora Guanabara Koogan, 2006.
http://www.infoescola.com/farmacologia/antiacidos/
http://todohene.wordpress.com/category/entenda-o-que-e-ph-e-saiba-sobre-eles-no-xampu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário